domingo, 28 de novembro de 2010

DIRETORIA ELEITA INICIA OBRAS PARA AUMENTAR A SEDE. SERÁ QUE A ASSOCIAÇÃO É PEQUENA PARA ELES?

É de se estranhar o comportamento da nova diretoria da Associação de Moradores de Monsuaba. Primeiro prometeram, prometeram e prometeram pra se eleger. Depois manipularam informações judiciais para ganhar, fizeram um barulho enorme, até entrarem na Associação. E de lá pra cá, calaram-se????

Quase 20 dias depois de empossados, iniciam uma obra relâmpago de ampliação da sede. Estão fechando a Associação com paredes e muros. E até agora nenhuma satisfação à comunidade.

Pelo visto o dinheiro já está rolando lá dentro. Porque ninguém faz churrasco aberto ao público com música ao vivo e inicia obras de ampliação, sem dinheiro. Alguém está doando? Mas cadê a prestação de contas para não levantar suspeitas na comunidade? Está sendo feita no boca-a-boca(ou no bate-boca)?

NÓS, MORADORES, NÃO PRECISAMOS DE UMA ASSOCIAÇÃO MAIOR. A QUE TEMOS JÁ É GRANDE E INACABADA O SUFICIENTE PARA NÃO FUNCIONAR. PRECISAMOS DE UMA ASSOCIAÇÃO ATUANTE, CORAJOSA, E QUE NOS FAÇA PARTICIPATIVOS PARA TRABALHAR EM NOSSO REAL BENEFICIO. E PRA ISSO NÃO PRECISA SER MAIOR, SÓ PRECISA FUNCIONAR.

Quem planejou e autorizou essa obra? A comunidade foi ouvida para dar sua reivindicação? Porque não terminaram as obras inacabadas lá dentro ao invés de iniciar mais uma obra de ampliação? Será que a Associação é pequena demais para o ego dessa diretoria? Ou estão agindo como se estivessem reformando a cozinha de suas casas? A Associação é um patrimônio público da comunidade e deve ser respeitado como tal.

De onde vieram os recursos? Quem assinou o projeto? Qual a finalidade da obra? Alguma satisfação será dada à comunidade? Alguma prestação de contas? Alguma licença da Secretaria de Obras para construir?

Será que a comunidade não terá voz nessa diretoria?

Ou estamos vendo o início de uma gestão autoritária e já cheia de irregularidades estatutárias, exatamente da chapa que se elegeu prometendo lisura e transparência na administração? É assim que as coisas serão feitas? Atropelando as licenças, os planejamentos e as opiniões dos moradores?

A Associação de Moradores pertence a comunidade. Está sendo gerida por essa diretoria por 2 anos somente. Todas as obras estruturais e de ampliação precisam ser minuciosamente planejadas e discutidas com a comunidade E LICENCIADAS PELA SECRETARIA DE OBRAS. Obras inacabadas a Associação já tem, por dentro e por fora.

Nenhuma diretoria pode agir como se fosse proprietária do patrimônio da Associação. Ela pertence à todos nós. Até agora nenhuma reunião com a comunidade foi convocada e as paredes já estão de pé.

Porque não foram terminadas as obras nas salas e na cozinha que estão sem embosso e sem piso lá dentro? Ou construído um terraço para eventos e festas para os moradores no 2º piso? Ou será que o caixa está tão alto assim que todas essas obras serão feitas em 2 anos?


Uma gestão de obras é uma gestão que levanta suspeitas.

O primeiro mês dessa diretoria já está acabando e ATÉ AGORA nada de Assembléia Geral Ordinária dessa gestão.

SEGUNDO O ESTATUTO QUE CONHECEMOS BEM, DEVE SER REALIZADA UMA ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA A CADA MÊS, CONVOCADA COM ANTECEDÊNCIA ATRAVÉS DE EDITAL AMPLAMENTE DIVULGADO E FIXADO NA PORTA DA SEDE PARA QUE TODOS VEJAM.

Enquanto isso, as correspondências dos moradores continuam sendo entregues por um membro (que ganha pra isso). Cadê o processo dos Correios??????
Continuamos reféns da Bonfim, que está desrespeitando todos os horários para Monsuaba e Ponta Leste.
O SAAE manda contas de consumo de mais de R$ 800,00 pra morador.
E etc.. etc...etc... e etc.... assuntos que realmente nos interessa e que deveriam estar sendo tratados na Associação.


Estamos no aguardo e de olhos muito bem abertos....

domingo, 21 de novembro de 2010

NOTA DE GALANTE REPÚDIO À DISCRIMINAÇÃO AOS TURISTAS QUE NÃO VÊM DE NAVIO PARA A ILHA GRANDE








As fotos acima foram tiradas hoje pela manhã, dia 21/11/10. Final de novembro, início da alta temporada. Um canteiro de obra enorme enfeiando a praia e o cais de turismo sendo contruído a toque de caixa, enquanto nossos tão preciosos TURISTAS embarcam no único cais que lhes sobra (porque não vieram de navio), ao lado do barco do lixo, num fedor insuportável, porque eu estava lá e posso garantir que fedia muito. Porque não tem cais pra tanta demanda, nem ordenamento para tal.

Tenho a impressão que existem duas Ilhas Grandes.

Uma vendida como 2a. maravilha do Rio, parada obrigatória de navios transatlânticos, presente em feiras, eventos por todo o Brasil, representada de forma orgulhosa pelo Poder Público e Privado, instituições e mais instituições defendendo o meio ambiente. Estudos, projetos, e blá blá blá blá blá ......

E outra, que é a que vemos cada vez que embarcamos e desembarcamos no Abraão, ou quando temos que desviar dos cocôs de tantos cachorros de rua, ou quando passamos ao lado do lixo espalhado pelas ruas, caídos das poucas cestas coletoras da vila,
ou quando precisamos passar pelo cemitério entregue somente aos mortos, ou pela praça da escola cheia de mato, ou pelas ruas elamaçadas e cheias de poças nos dias de chuva e etc.etc.etc...

Vou parar porque não quero contribuir com a sujeira na imagem da minha querida ilha pela internet.

Mas quero falar sobre o Convention & Visitors Bureau, nome bonito, pomposo, com um presidente galante, bem articulado, que vende como ninguém a Ilha Grande no trade turístico e só vive na mídia ultimamente. Na rádio essa semana, ouvindo a propaganda do blog dele, não pude deixar de dar uma olhada.

Li seu nome e vi seu rosto tantas vezes numa mesma página que me cansei. Não gosto de demagogia. Tem mais vezes o nome dele do que o da prórpia Ilha. Parece até mais um pré candidato.

Mas, enfim, o que me chamou a atenção e gerou essa nota de repúdio e revolta, foi a matéria dele no youtube sobre a contratação do cais flutuante, exclusivamente para atender aos turistas dos navios que vêm visitar a ilha no verão (e somente no verão).

Cabem aí dois comentários:

1º - No verão a ilha se vende sozinha. Nunca precisou de fomento no turismo, porque ela sempre encheu, independentemente de navio. A ilha sempre foi belíssima e há muito vive do turismo. O que não significa dizer que os navios não sejam bons para o Abraão, que fique claro. Acho que são sim. Apenas afirmar que eles "salvam" o turismo e garantem empregos no verão é ridículo, patético e pura demagogia. Salvariam sim se viessem fora da alta temporada também, o que não acontece. Vender a ilha no verão, pra quem é do ramo então, é fácil fácil.

2º - Foi o que mais chamou a minha atenção: a discriminação vergonhosa ao TURISTA QUE NÃO VÊM DE NAVIO. Tanto do presidente da instituição pomposa acima, quando em entrevista afirmou que: "precisa receber seus turistas náuticos num cais bonito, com régua de deck, bem ao nível do desembarque do pessoal que chega dos transatlânticos"; quanto da Prefeitura, na pessoa do Sr. Marcus Vinissius, presidente da Turisangra, que em entrevista à TV também afirmou que:
"o cais flutuante servirá exclusivamente para segurança e conforto a quem desembarca por navio".


AS PERGUNTAS CRUEIS QUE NÃO GOSTARIA DE FAZER SÃO:

- E QUEM NÃO VEM DE NAVIO?

- Em qual "NÍVEL" esses senhores gestores qualificam os demais turistas que embarcam em Angra e desembarcam em Abraão?

Aqueles turistas que entram numa barca velha, enferrujada, atracada num cais nogento, fedido e cheio de pescado, e desembarcam em Abraão num cais abarrotado, sem nenhuma estrutura e numa verdadeira muvuca?

- Ou qual seria o "NÍVEL" daqueles que embarcam em Angra num cais premiado pelo Ministério de Turismo como um dos 65 melhores do Brasil e desembarcam na mesma imundice que os demais????

A Prefeitura agora vai pagar aluguel de um cais exclusivo para os turistas que vêm de navios com o nosso dinheiro. Custo desnecessário e vergonhosamente discriminatório. Pois as obras do cais de turismo ficaram paradas o ano todo por incompetência da Prefeitura e em função das campanhas milionárias dos políticos de Angra, e poderiam estar prontas há muito tempo, se houvesse seriedade e responsabilidade por parte do Sr. Tuca Jordão, prefeito "INEPTO" dessa Cidade.

Vale destacar que o cais flutuante, "solução" encontrada pelo galante presidente do Convention & Visitors Bureau "para receber seus turistas náuticos num cais bonito e bem ao nível do desembarque do pessoal que chega dos transatlânticos" foi aprovada em 5 minutos pelo Prefeito Tuca" segundo matéria do Youtube postada no blog do pomposo e elegante presidente da instituição.(http://www.youtube.com/watch?v=_4EbivlIHDE&feature=related).

Com ou sem licitação? E porque o cais de turismo não mereceu essa mesma prontidão nas obras? Será que faltou galanteio no pedido?

Esse é o Abraão que nós vemos. Que nós temos. É o Abraão real.

Temos instituições e ONGS que defendem e protegem tudo: o parque, as árvores, os bichos, os peixes, o mar, os turistas que vêm de navio e até os bolsos de muita gente.

Mas a ilha ta precisando mesmo é de uma ONG que defenda OS TURISTAS QUE NÃO VÊM DE NAVIO, muitos deles estrangeiros. Aqueles que desembarcam na vila e pagam para se hospedar, passam vários dias conhecendo nossas belezas, almoçam em vários restaurantes, passeiam por inúmeras praias, e movimentam toda a economia da vila, inclusive os empresários do ramo de hospedagem que investem muito alto para recebe-los bem.

Porque esses turistas estão sendo tratados com total desrespeito pelo poder público, que coloca-os em igualdade de valores com o lixo fedido produzido todos os dias, enquanto super valorizam exclusivamente os turistas "day use", que não gastam 1/10 do valor de quem vem pra ficar, e só enchem os bolsos dos gestores envolvidos no negócio.

A economia do Abraão já foi muito prejudicada pelas chuvas do final do ano, assim como toda a cidade, e registrou o pior ano de sua história.

E agora, na chegada do verão, momento em que a vila deveria estar pronta para se recuperar, com sua imagem restaurada, vê mais um verão chegando com problemas e mais problemas para serem enfrentados sozinhos, e MUITA demagogia e blá blá blá dos gestores públicos e de turismo da ilha.

Tenho 33 anos de amor a Ilha Grande e uma vida inteira construída lá. E nem nos tempos do presídio vi tanto descaso do Poder Público com aquele paraíso.

Mas..... quem mora em Angra já está se habituando a não ter serviço público.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

FOTOS DO RESGATE DOS PASSAGEIROS DO BARCO QUE QUASE AFUNDOU NO RETORNO DO FERIADÃO VINDO DE PALMAS (ILHA GRANDE) PARA MANGARATIBA COM 80 PASSAGEIROS.







Fotos tiradas por um passageiro. Foto 1: momento do resgate em uma lancha da Marinha que atendeu ao pedido de socorro. Foto 2: barco superlotado totalmente adernado ainda no meio do caminho. Foto 3: passageiros em desespero momentos antes do resgate.


Recebemos essas fotos do Sr. Luiz de Oliveira morador da Ilha e vice presidente da Associação de Moradores da Ilha Grande, sobre o naufrágio dessa embarcação que fazia o trajeto Palmas para Mangaratiba no retorno do final de semana. De acordo com a Defesa Civil, um problema no casco da escuna permitiu a entrada de água assustando as pessoas que estavam na embarcação. Felizmente a mídia não deu grande destaque, pois todos foram resgatados e não houve vítima. Mas fica um grande alerta para as autoridades.

" Abaixo fotos do momento do resgate de passageiros que faziam a travessia de Palmas para Mangaratiba em um barco (saveiro) com superlotação (de MANGARATIBA).

Até quando isso vai acontecer ??? Deveríamos cobrar a Marinha do Brasil uma punição SEVERA para estes casos.
"

É o tipo de postagem que não nos interessa fazer, mas é preciso chamar a atenção das autoridades para a superlotação e a manutenção dos barcos que fazem a travessia para a Ilha, principalmente por Mangaratiba, por onde o mar é mais agitado. Graças a Deus não houve vítima, mas o susto, com certeza, mancha mais um pouco a já prejudicada imagem da ilha.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

ENFIM, OS ELEITOS TOMARAM POSSE.

Ontem foi o primeiro dia de trabalho da nova diretoria da Associação. Enfim a batalha judicial terminou.

Agora vamos esperar que a comunidade seja respeitada, pois diante de tanta manipulação e tantas promessas, esperamos agora um trabalho muito bom dessa diretoria.

A demora na entrega das chaves e da posse, se deu em função da manipulação de informações judiciais da chapa vencedora, que, depois da sentença da Juiza em Julho, procurou a Justiça e conseguiu uma autorização para que eleitores pudessem votar com outros comprovantes de residência, que não os oficiais (contas de consumo e correspondências bancárias), e usou essa autorização em benefício próprio, de forma manipuladora e injusta com as demais chapas, como uma carta na manga durante toda sua campanha, entregando o documento como uma bomba somente no dia das eleições, como se a autorização fosse somente para a chapa 2, o que gerou o tumulto mas deu certo e acabou dando-lhes a vitória.

As demais chapas não foram informadas dessas alterações judiciais e não tiveram o mesmo direito que a chapa vencedora. Fizeram suas campanhas em cima da determinação judicial, e por isso tiveram somente os votos de eleitores com comprovante de residencia oficial.

Se todas as chapas tivessem tido o mesmo direito, com certeza teríamos outro resultado, com muito mais eleitores podendo participar de forma justa e democrática.

E ainda assim a diferença de votos da chapa vencedora para a chapa 3 foi de apenas 42 votos (menos de 5%). Diferença muito pequena diante do trunfo que somente eles tinham em mãos.

Por ordem da Justiça a ex-presidente enfim entregou as chaves e agora esperamos, sinceramente, que os barracos terminem na Associação de Moradores de Monsuaba e as manobras e manipulações também.

Os eleitos não podem esquecer de que estão lá para atender a comunidade e trabalhar voluntariamente em prol de todos. Para isso se candidataram e foram eleitos.
Esperamos que não esqueçam disso e não se achem os "donos" da Associação, como infelizmente ocorreu no passado muito próximo com o Conselho Deliberativo. A Associação de Moradores é um direito do morador, da comunidade e deve funcionar para este fim. Se essa diretoria conseguir realizar de forma legal 1/5 das promessas feitas, veremos enfim uma Associação forte.

Estamos agora no aguardo da 1º Assembléia Geral com a comunidade, para que possamos acompanhar seus trabalho e reivindicar nossas necessidades.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

ALGUMA COISA ERRADA ESTÁ ACONTECENDO NA ASSOCIAÇÃO DE MONSUABA

Até agora, 5 dias depois da data marcada, a chapa 2 ainda não tomou posse da Associação.

A ex-presidente continua abrindo no horário determinado pela justiça, um membro da chapa 2 continua entregando as carta como antigamente, a presidente eleita sumiu, e aí? Depois do mico da festa da vitória sem posse, o que será que está acontecendo?

Boatos são muitos, mas prefiro não divulga-los.

Cadê o barulho que a chapa 2 fez esse tempo todo?????

Será que a comunidade vai ter o direito de saber a verdade????????????????? Nós fomos lá, votamos, e agora?