sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

COMUNIDADE NÃO COMPARECE À ASSEMBLÉIA DA ASSOCIAÇÃO DE MORADORES.

Ontem houve a primeira reunião aberta aos moradores da Associação de Moradores de Monsuaba. O primeiro fato que estranhou foi a presença somente da diretoria e seus familiares, 1 integrante da chapa 3, mais 5 pessoas da comunidade, contando comigo. Nem toda a diretoria eleita se fez presente.

Como também não vi a lavratura da Ata da reunião, pois a secretária, nem mesmo a pedido para que se fizesse constar na ata minha fala, escreveu uma só palavra do que disse, ao invés disso ficou tentando bater boca comigo, o que foi tempo perdido, porque não fui à reunião para este fim.

Mas eu me dei ao trabalho de registrar as principais propostas apresentadas na Assembléia para repassar a quem interessar e, obviamente, cobrar seus cumprimentos e também, quem sabe, ajudar na confecção da ATA do dia seguinte.

A Sr. Presidente abriu a reunião informando que a diretoria colocou a disposição dos moradores um caderno para sugestões e reclamações na Associação.

Informou que tem inúmeros projetos para Monsuaba, mas apresentará paulatinamente à comunidade.

Qualquer sócio quite poderá pedir à diretoria uma Assembléia, que será analisada e marcada, se conveniente.

Quanto à prestação de contas, informou que não recebeu da ex-presidente todos os blocos de recibo, os que recebeu estão incompletos e rasurados, e que muitas fichas de controle de mensalidades estão sem nenhum pagamento (como pude comprovar pela minha ficha quando fui pagar minha mensalidade que está totalmente em branco, com folha nova e sem nenhum pagamento desde 2001).

Alguns minutos depois, a própria Sra. presidente informou que a diretoria, em reunião, decidiu dar anistia de 50% para os sócios que estão em débito com a Associação para se regularizarem e continuarem sócios. Pedi então a palavra e perguntei como a diretoria poderia calcular o débito de cada associado, se as fichas e os recibos estavam completamente destruídos como eles mesmos acavam de informar? Como saber o débito de cada associado? No meu caso teria que pagar R$ 168,00 (desde 2001) para continuar sócia? Essa diretoria então cobraria 50% das mensalidades de todas as gestões anteriores da Associação? Mesmo as que foram pagas e "SUMIRAM" dos recibos e das fichas? Ou mesmo desse último ano em que a Associação estava fechada?

Depois de uma tentativa de tumulto por parte dos presentes, a Sra. presidente voltou atrás e informou que somente aqueles sócios QUE QUISEREM PAGAR poderão fazê-lo, e que quem quiser continuar sócio, basta pagar a mensalidade à partir de agora.

Ainda no tema prestação de contas, a Sra. presidente informou que a ex-presidente entregou documentação sem valor para comprovação de custos no período em que a Associação ficou fechadae em processo judicial, (pois não eram Notas Fiscais e não tinham CNPJ) como recibos comerciais, nota de pedido de balcão e etc., que não têm valor legal. Não anotei valores, pois acredito que seja a diretoria quem deva informar, mas o rombo gira em torno de R$ 500,00.

Novamente questionei sobre a presença na mesa, como eleitos, de vários membros da diretoria anterior, e que também deveriam ser responsabilizados na prestação de contas da gestão anterior, pois não haviam feito prestação de contas. A sra. presidente me informou que a diretoria anterior, na qual era vice-presidente, apresentou prestação de contas em Julho de 2009, estando portanto quite com a Associação.

Aí cabe um comentário: Eu estava nesta reunião (que não somaram muitas pessoas) onde todos aceitaram, aprovaram e assinaram essa "prestação de contas" feita pela Sra. Tania na época, onde NEM RECIBO tinha. Nem com CNPJ nem com nada. Foi feita numa listagem e lida para os presentes, sem nenhum recibo sequer de comprovação. Esse fechamento foi, inclusive, motivo de muito disse-me-disse. Com certeza, este "fechamento de conta" deve ter sumido também, porque senão, se era praxe o fechamento de contas dessa forma na gestão anterior E a sra. presidente atual era vice-presidente na gestão anterior, além de outros diretores reeleitos, como querem ter moral para cobrar agora o que não fizeram anteriormente? Me parece incoerência.

A sra. presidente leu uma lista de mais de 60 ofícios que já mandou nesses 28 dias. Desde autorização para entrada de ônibus de excursão à Projeto de urbanização, saneamento e despoluição da praia de Monsuaba já aprovado. Isso passando pela melhoria na saúde, no posto, no médico de família, na seleção dos mutuários para o projeto Minha Casa Minha Vida e muito mais. Até pedido urbanístico para Área de Proteção Ambiental foi feito.

Esperamos, sinceramente, que sejam todos atendidos, pois vai resolver todos os problemas de nossa querida Monsuaba. E é isso que no fundo todos queremos. Ficamos aqui na torcida.

A sra. presidente falou também sobre os desabrigados de Monsuaba e que a Associação de Moradores está aberta para atender os problemas de todos. Lembrei a ela que há 3 dias atrás houve mais uma Assembléia dos desabrigados, onde a representante da Associação de Monsuaba mais uma vez não se fez presente, e que por isso a Associação de Desabrigados havia entregue a uma das sócias e vítima da tragédia, as fichas para novos sócios e a listagem com toda a documentação solicitada pelos advogados, haja vista a ausência constante do representante da Associação de Moradores nas reuniões.

Quanto às obras que estão sendo feitas na Associação, o sr. vice-presidente informou que estão construindo um auditório para reuniões e para receber melhor as autoridades. O material está sendo doado pela Luizinho Material de Construção, Ioio Material de Construção, Sr. Moises e toda a diretoria. E que está sendo feita por mutirão.

Quando questionados por mim sobre o projeto da obra e a licença para a contrução, toda a diretoria e seus familiares presentes se voltaram contra mim me perguntando se eu era fiscal de obras e se eu estava contra o crescimento e melhorias da Associação, onde me calei, pois não vou bater boca com ninguém.

Depois de acalmados os ânimos dos diretores, a sra. presidente explicou que não começaram com as obras internas primeiro, porque havia muita goteira dentro da Associaçaõ e que haviam portas, inclusive, que estavam se deteriorando. Essa obra externa e de ampliação seria para estruturar uma laje maior e acabar com o problema. Que, se desse tempo de terminar em 2 anos, seria então construído o terraço com salão de festas. O que não podemos deixar de elogiar é a construção da rampa de acesso à sede. Informou que o projeto já está aprovado há muito tempo na Secretaria de Obras e que a licença também está em dia.

Solicitei que a Associação disponibilizasse esse projeto para que a comunidade pudesse ver, e ela se comprometeu em tirar uma xerox e colocar à disposição de todos. O projeto e a licença da Secretaria de Obras.

Questionados sobre as reuniões abertas com a comunidade, a sra. presidente informou que as reuniões abertas com a comunidade serão toda última quinta feira do mês, o que foi aprovado por todos os presentes. Se comprometeu também a passar o carro de som para convidar todos os moradores, inclusive os morros do Martelo e do Vai Quem Quer.

Como não vi ninguém registrar nada do que foi dito, perguntei se na próxima reunião seria lida a ATA dessa reunião e, novamente, houve tumulto. Como acompanhei a gestão anterior e sei que ATA sempre foi um problema naquela gestão, gostaria de chamar a atenção dos diretores para a importância da ATA numa Assembléia. Sem a ATA não há registro de nada do que foi dito, resolvido ou questionado. E nada tem valor. Palavras são levadas pelo vento e não provam nada. Por isso, peço que essa nova gestão dê a ATA o valor que ela tem para a entidade, já que prometem uma gestão limpa e correta.

Para finalizar, quero dizer que sou oposição a esta diretoria sim, porque acompanhei sua formação e vi tudo o que aconteceu. Isso é natural em uma democracia, mas não quer dizer que seja inimiga da Associação. Muito pelo contrário. Meu interesse é na entidade e não nas pessoas que a estão gerindo. Sei que tem várias pessoas de muito valor nessa diretoria e acredito que juntos, possam balancear e desenvolver um trabalho bom para nossa Monsuaba, se não se deixarem envolver pelos barracos e fofocas característicos de um ou outro membro dessa chapa.

Mas, mesmo que seja feito um tumulto cada vez que eu abrir a minha boca nas reuniões, continuarei exercendo meu direito de sócia quite de cobrar dos dirigentes explicações de sua gestão e darei, sempre que achar necessário, minhas sugestões para que seja feito o melhor para nossa Associação. Estarei presente em todas as reuniões abertas e Assembléias e estarei repassando, através desse blog, todas as propostas e conquistas dessa Associação para os interessados.

Nenhum comentário: